segunda-feira, 2 de março de 2009

Nascentes do Rio Tietê

Nascente do rio Tietê em Salesópolis. A água brota sob as pedras.


As nascentes ficam no Parque Nascentes do Rio Tietê, que se situa no município de Salesópolis. São cerca de 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo as diversas nascentes que irão formar o mais importante rio do estado de São Paulo.
Localiza-se no bairro da Pedra Rajada, a 17 km do centro de Salesópolis, junto a divisa com o município de
Paraibuna. O acesso se dá pela SP-88 (Estrada das Pitas), onde se acessa uma estrada vicinal de 6 km em terra batida leva à nascente.
Inicialmente nas mãos de particulares, teve sua
flora original destruída. Tombado pelo Estado, sua área foi recuperada, apresentando agora floresta secundária.
As nascentes surgem entre rochas que ladeiam um minúsculo lago. A água brota em três diferentes pontos e o lago é povoado por pequenos peixes, os guarus.
Logo a poucos metros de sua nascente, um
vertedouro permite medir o volume de água gerado pelo lençol freático. Destaca-se o elevado fluxo de água produzido pela nascente.
Um mural no local fornece alguns dados da nascente do rio Tietê. Na data indicada, verifica-se que as nascentes produziram mais de 3m³ de água por hora. Ao longo do seu trecho inicial, o rio Tietê recebe a contribuição de vários lençóis freáticos, tornando-se um córrego de elevado volume de água, no pequeno trajeto que percorreu.
Ainda dentro do município de Salesópolis, existe uma das primeiras
hidrelétricas construídas no Brasil, que é a atual Usina Parque de Salesópolis. Construída em 1912 pela antiga Light, gerava energia a partir de uma queda de 72 m de altura do rio Tietê. O parque está aberto visitação pública, sendo que há um museu junto à usina. Em março de 2008 foi retomada a produção de energia elétrica. Destaca-se os maquinários antigos lá instalados.

3 comentários:

  1. a nascente do rio tiete é muito linda envista da vista da qui de sao paulo apesar que ele ainda poderia voutar aser como antes linpo sen sugeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa mas impossivel nao responder: voLtar liMpo seM suJeira

      Excluir
  2. Fico sempre encantado cos as Nascentes.

    ResponderExcluir